Curva ABC do estoque e Lei de Pareto – Como funciona?

Sep

5

2014

Quero abrir uma empresa, em breve, logo estou muito animado com o fórum de discussão e os cursos gratuitos que foram colocados a disposição de estudo.

Meu maior medo é fazer um investimento errado no que se refere ao estoque inicial da loja de informática que quero abrir.

Fiz o curso de Gestão de compras e Estoques do Sebrae e não compreendi como funciona a curva ABC do estoque em função da explicação da teoria de Pareto. Gostaria de um exemplo de como funciona na prática.

em: Aprendendo Empreender Perguntado por: lucasbutt [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Lucas,
Esse seu receio é maioria de todo empreendedor no começo de seu novo negócio. Logo a curva do ABC e a regra de Pareto poderão lhe ajudar e muito, porém nenhum valor possuem se você não souber o que seu cliente quer.

Vejamos:
Uma empresa de informática pode vender desde produtos de alto valor agregado como notebooks e iMacs quanto produtos com baixo valor agregado (mouses e caixas de som).

Sua escolha deve ser, primeiramente, analisar qual nicho de informática pretende ingressar. Assim, poderá eliminar produtos que não terão em sua loja, simplesmente por não ser seu foco de comércio. Ex: Mouse, teclado, e outros acessórios podem ser encontrados em grande quantidade e bom preço em rede de supermercados, talvez você prefira abrir uma loja que venda somente softwares, enfim. Assim que escolher seu “carro chefe” esse deverá representar vide regra de Pareto, 80% do seu faturamento, sendo os 20% restante, acessórios ao seu produto principal escolhido.

Não se esqueça de estudar o mercado para identificar os concorrentes do produto chefe que você escolheu para ter melhor prazo de entrega, atendimento e preço que esses e assim fazer a empresa, estrategicamente, crescer em sua comunidade.

Answers Respondido por: Ricardo [Empreendedor Red Star Level] [4 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Curva ABC do estoque e Lei de Pareto – Como funciona?, ainda continua em duvida ou procura um advogado especifico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Matricule-se »