Fornecedores instáveis não cumprem prazo – O que fazer?

Sep

5

2014

Recentemente participei do curso completo – “Como abrir um negócio de Sucesso com estratégia” pois explica algumas técnicas para escolha de fornecedores entre critérios de seleção.
Porém meu modelo de negócio é diferente do habitual. Não fazemos estoque de mercadoria, pois o produto é altamente depreciável.
O que fazemos:
Temos uma lista de vários produtos que nosso fornecedor disponibiliza, o qual colocamos em uma planilha do excel e atualizamos os valores com lucro “margem de 15%” dos produtos e apresentamos com fotos para os clientes quando visitam nossa loja física.

Nosso fornecedor nos pede 3 dias úteis até 7 dias corridos para entregar o produto, porém se passamos esse prazo para o cliente, ele desistirá da venda, mesmo não encontrando o produto facilmente em outro lugar a pronta entrega. Se encontrar e se o preço for tão competitivo como o nosso, certamente será outra empresa que compra do mesmo fornecedor que o nosso e irá mentir para entregar para o cliente.

Então, atualmente mentimos para não perder vendas, porém deixamos quase todos os cliente insatisfeitos em função do atraso na entrega.

O que devo fazer?

em: Outros Cursos Perguntado por: julianomoraes [3 Grey Star Level]
Resposta #1

Produtos com alto índice de depreciação são um grande e perigoso risco de estoque, logo seu modelo de negócio investe na diversidade como ponto forte. Não tenha medo de deixar isso claro pro seu cliente, que em compensação, seu ponto fraco é a disponibilidade da pronta entrega.

Em seu lugar, mesmo com tal depreciação, eu procuraria identificar O ou OS produtos com maior taxa de saída, e os teria a pronta entrega. Quanto mais baratos, menor será o montante na taxa de depreciação de 15% ora informada. Com isso teria argumento para o cliente dizendo: “Tenho pronta entrega de X produto, mas como você é um cliente em potencial que se difere da maioria que leva o produto X, vou te apresentar uma lista de sugestões.”

Treinaria meus funcionários para irem em direção a finalização da venda e quando ouvirem a objeção sobre o prazo de entrega, diria: “Entendo que você possa achar esse prazo longo, e até acho que existam outros comerciantes que irão lhe prometer um prazo maior. Mas o que posso lhe garantir é que irão lhe prometer com medo de perder a venda, pois assim que você assinar o cheque, não irão cumprir. E até você reclamar, o produto já terá chegado e o Sr. sairá insatisfeito. Lembre-se que é algo que o Sr. escolheu em uma lista de diversso produtos, logo é personalizado para o Sr, dificilmente alguém o terá.”

Essa transparência irá lhe ajudar a fechar mais negócios, pois a confiança é ferramenta chave para o sucesso de sua empresa e fidelização de clientes.

Answers Respondido por: Ricardo [Empreendedor Red Star Level] [4 Grey Star Level]
Resposta #
Se mesmo com os esclarecimentos acima sobre Fornecedores instáveis não cumprem prazo – O que fazer?, ainda continua em duvida ou procura um advogado especifico para o caso concreto, recomendo acessar consultoria de escritorios de advocacia.

Sabe a resposta?

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Matricule-se »